São Paulo ; O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu nesta sexta-feira (3/9) que o Produto Interno Bruto (PIB) do país irá crescer, pelo menos, 7% em 2010. Se alcançado, o resultado será o maior em 24 anos. Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a economia brasileira teve, nos seis primeiros meses do ano, crescimento de 8,9% em seu PIB, em relação ao primeiro semestre de 2009.
;Já podemos assegurar que teremos um PIB de, pelo menos, 7% em 2010. Poderá ser até maior;, disse o ministro, em entrevista coletiva, concedida no início da tarde de hoje, na sede da Caixa Econômica Federal, em São Paulo.
Com o resultado obtido, segundo Mantega, o Brasil passará a ocupar um lugar de destaque entre os países que mais crescem no mundo. ;Entre as grandes economias, apenas a China tem esse crescimento. Em seguida, vem o Brasil e, depois, a Índia;, destacou.
O crescimento obtido no primeiro semestre, foi o maior já registrado para o período, desde o início da série histórica do IBGE, em 1996.