Rio de Janeiro - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores. No período, o valor corrente do PIB chegou a R$ 900,7 bilhões. No primeiro trimestre, o crescimento havia sido de 2,7%. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, o crescimento do segundo trimestre deste ano foi de 8,8% na comparação com o mesmo período de 2009. Já o PIB acumulado do primeiro semestre de 2010 teve uma expansão de 8,9% em relação ao dos seis primeiros meses do ano passado. No acumulado dos 12 meses, o crescimento chegou a 5,1%.
Em nota, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o resultado positivo do PIB confirma o diagnóstico do BC, expresso na ata da reunião do Copom de julho. Para ele, a economia brasileira se desloca para uma trajetória mais condizentes com o equilíbrio de longo prazo.
;Note-se que o IBC-Br, após indicar que a economia se expandiu ligeiramente em abril (0,23%), apontou expansão nula nos dois meses seguintes;, diz a nota. Apesar dessa acomodação, o Banco Central reafirma que a taxa de crescimento do PIB neste ano deve ficar em 7,3%.