Jornal Correio Braziliense

Economia

IPC-S aumenta em cinco das sete capitais pesquisadas

Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da última semana de agosto deste ano aumentou em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar disso, apenas duas capitais apresentaram variações positivas: São Paulo, com uma taxa de 0,08%, e o Rio de Janeiro, com 0,05%.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (2/8) pela instituição mostram que nas outras três capitais que apresentaram aumento do IPC-S, foram registradas quedas nos preços, apesar de a deflação ter sido menor do que a da semana anterior. Brasília registrou IPC-S de -0,37%, contra a queda de 0,42% da semana anterior.

A deflação de Belo Horizonte foi de 0,22%, inferior à de 0,55% nos preços da semana anterior. Porto Alegre também teve uma queda de preços inferior na última semana de agosto (de -0,17% ante ;0,27%)

Já as cidades de Salvador e Recife tiveram deflações maiores na última semana de agosto. Salvador teve uma taxa de ;0,37% contra ;0,25% do período anterior e Recife, um índice de ;0,90% ante ;0,68%.

Segundo informações divulgadas ontem (1;) pela FGV, o IPC-S nacional apresentou deflação de 0,08% no encerramento de agosto.