Washington - A secretária de Trabalho americana, Hilda Solís, descartou nesta terça-feira (31/8) a possibilidade de uma segunda recessão no país, apesar dos indicadores econômicos ruins, e pediu à oposição republicana aprovar uma lei de ajuda às pequenas e médias empresas.
"Não posso dizer que vejo isso (uma segunda recessão) nesse momento. Vamos ver mudanças. Agora que a Câmara dos Representantes e o Senado estão de volta, queremos que aprovem esse projeto de lei para ajudar os pequenos empresários para dar apoio a eles, para que tenham mais ajuda financeira", declarou Solís em teleconferência com jornalistas hispânicos.
Um projeto de lei para reduzir impostos e facilitar os empréstimos para as pequenas e médias empresas permanece bloqueado no Congresso há meses, e o presidente Barack Obama acusa a oposição republicana de criar obstáculos.
Solís lembrou que a taxa de desemprego na comunidade hispânica é de 12,5% atualmente, três pontos acima da média nacional. "O presidente (Obama) e eu achamos isso inaceitável e não vamos descansar até que isso mude", disse Solís. A secretária não informou que tipo de mudanças espera em termos econômicos.
O crescimento econômico durante o segundo trimestre do ano foi revisado para baixo na semana passada pelo Departamento de Comércio americano, para 1,6% em ritmo anual, um corte de 0,8%.
O Federal Reserve, cujos membros reconhecem que a economia desacelera, está disposto a adotar novas medidas para enfrentar essa situação, nas palavras do presidente da entidade, Ben Bernanke.