Uma série de indicadores econômicos decepcionantes mostrando uma frágil recuperação no início de agosto levaram os diretores do Federal Reserve a apoiar quase por unanimidade a decisão de sustentar a economia, segundo as atas da última reunião, publicadas nesta terça-feira (31/8).
Apesar de os membros do Comitê de Política Monetária (Fomc) projetarem que a recuperação deverá aumentar o ritmo em 2011, as atas da reunião de 10 de agosto refletem que todos menos um deles apoiaram a reativação das medidas contra a crise.
Segundo os membros do Fomc, "os dados econômicos mensais permitem pensar que o ritmo da reativação continua fraco desde o início do terceiro trimestre", indica o documento.
As atas mostram divergências entre os membros do Fomc sobre a forma de interpretar alguns dados recentes, principalmente os relacionados com o comportamento dos consumidores, apesar disso, "todos os membros do comitê menos um" aprovaram a decisão adotada nesse dia de apoiar a economia.
Considerando a deterioração da conjuntura, o Fomc decidiu reinvestir em títulos públicos o montante de títulos imobiliários que detinha, quando eles atingirem o vencimento, com o objetivo de impedir um ajuste monetário de fato, que ocorreria caso essa medida não fosse adotada.
O Wall Street Journal publicou em 24 de agosto que uma importante minoria no Fomc estaria insatisfeita com essa decisão e teria expressado as reservas.