A Petrobras informou hoje (20/8) que a avaliação preliminar sobre o preço do barril do petróleo da camada pré-sal foi encaminhada à Casa Civil e aos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia. A avaliação foi entregue ontem à Petrobras pela certificadora independente DeGolyer and MacNaughton, contratada pela empresa.
Segundo a Petrobras, o encaminhamento das avaliações marca o início das negociações para definição do preço da cessão onerosa, que será feita para a capitalização da empresa. O preço final do barril do petróleo terá como referência as avaliações independentes contratadas pela Petrobras e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A empresa ressaltou que os termos finais do contrato de cessão onerosa serão submetidos aos órgãos decisórios da Petrobras, nos moldes do modelo de governança corporativa, incluindo o Comitê dos Minoritários, o que, segundo a companhia, vai garantir transparência e equidade a todos os acionistas.
A previsão é de que o preço final seja definido até a próxima segunda-feira. A capitalização da Petrobras está marcada para ser feita até 30 de setembro.