Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) permanece estável, com ligeira melhora de 0,6 ponto percentual neste mês de agosto, em relação ao mês anterior, com o índice atingindo 64 pontos. O Icei varia de zero a 100, e valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresariado.
De acordo com texto da pesquisa, ;a estabilidade do indicador reflete o crescimento econômico mais moderado após intensa atividade econômica do início de 2010;. Dos 26 setores da indústria de transformação, 12 registraram aumento do Icei acima de um ponto, comparado a julho. Destaque para os setores de edição e impressão, limpeza e perfumaria, de material eletrônico e de comunicação, que cresceram mais de cinco pontos.
Os empresários da indústria extrativa também melhoram em 2,5 pontos o nível de confiança em relação ao crescimento do setor, na comparação mensal. O menor aumento foi na confiança dos empreendedores da construção civil, de apenas 0,2 ponto, em que pese a evolução constante dos financiamentos para o mercado imobiliário. O Icei dos empresários da indústria de transformação também teve aumento pequeno, de 0,5 ponto no período.
A pesquisa da CNI consultou 1.910 empresas (1.027 pequenas, 623 médias e 260 grandes) entre 2 e 18 de agosto em todo o país e constatou que o indicador de condições de negócios nos últimos seis meses cresceu de 57,6 pontos, em julho, para 58,4 pontos, em agosto. Situação que reafirma percepção de estabilidade, com leve melhora, também quanto à expectativa para os próximos seis meses, que evoluiu de 66,4 para 66,8 pontos.