Jornal Correio Braziliense

Economia

Ford lança New Fiesta com motor 1.6 feito no Brasil

Sedã vai conviver com a versão feita em Camaçari e enfrenta Honda City, VW Polo, Kia Cerato e Peugeot Passion. Preços a partir de R$ 49.900

Dearborn (EUA) ; A briga na categoria dos sedãs ganha mais um forte concorrente. O New Fiesta da Ford chega com visual renovado e preços mais baixos, para que a empresa consiga atingir o patamar no segmento premium da categoria. Produzido no México, o sedã vem equipado com motor 1.6 flex (110/115cv de potência), câmbio manual de cinco marchas e a possibilidade de ser configurado em três versões, sendo a mais cara (R$ 54.900) equipada com bancos de couro, sete airbags e volante com raios em acabamento metálico.



O carro deixou de lado o design velho e deteriorado e parte em busca da esportividade. A frente é dominada por uma grade dianteira cromada de três barras e a inferior no formato de um trapézio, e o capô tem linhas dinâmicas, com faróis alongados ; conjunto que confere um visual ;ameaçador; e mais jovem ao New Fiesta. Atrás, o para-choque é robusto e as lanternas duplas invadem a lateral, além de detalhes como a régua central cromada. As laterais ganharam linhas altas, que aumentam a robustez do sedã.

Por dentro, a diferença fica ainda mais expressiva em comparação à antiga geração. O excesso de plástico deu lugar a materiais sofisticados e a tecidos de boa qualidade nos bancos. Na versão top de linha, é possível contar ainda com tela central multifuncional de LCD no painel ; que traz informações sobre o veículo ;, e comandos dispostos em um teclado tipo celular, integrando também o CD/MP3-player; além dos bancos de couro com costura e frisos laterais contrastantes que valorizam as formas.

Lugar para guardar pequenos objetos também há de sobra. ;O New Fiesta oferece o design mais atual da sua categoria. Ele é um carro que se destaca, à primeira vista, pela grande beleza exterior;, disse João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford América do Sul.

O motor 1.6 flex (o mesmo do Focus) também deixou o carro mais agressivo e promete agradar aos que procuravam um sedã potente. Ele tem 115cv quando abastecido a etanol (5.500rpm) e 110cv com gasolina (6.250 rpm) e torque de 15,5/15,9kgfm (4.250 rpm). Com isso, o New Fiesta acelera de 0 a 100km/h em 11,5/11,9 segundos, respectivamente, com álcool e gasolina, de acordo com o fabricante.

Euro NCAP
Segurança também foi um dos itens de preocupação para a Ford, tanto é que ganhou cinco estrelas no órgão europeu de inspeção de segurança veicular Euro NCAP. São sete airbags ; apenas para a versão premium ;, sendo dois frontais de duplo estágio, dois laterais para proteção de tronco e pernas, dois de cortina para a cabeça dos ocupantes e um de joelho para o motorista. Além disso, há a possibilidade de inclusão do terceiro encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central. O alarme é de série, assim como vidros e travas elétricas das portas com sistema de travamento central no painel. Os freios ABS aparecem já na versão intermediária.

O principal oponente do New Fiesta é o Honda City. De acordo com a Ford, a versão mais equipada do concorrente, a ELX manual, chega a custar R$ 2 mil a mais que a top de linha do sedã da Ford. Na comparação, o veículo da Honda perde por não contar com sete airbags.

E na hora de levar o carro na oficina, a Ford garante as quatro primeiras revisões do New Fiesta por R$ 1,2 mil, contra R$1,3 mil do City. O Kia Cerato também entra na briga, apesar de ser considerado um modelo acima da categoria, mas perde principalmente no quesito seguro. Enquanto o Ford pode ser protegido por cerca de R$ 2 mil, o Cerato pode ultrapassar R$ 4 mil.

Concorrência também na garantia, já que o New Fiesta agora conta com três anos sem limite de quilometragem. Além desses, o Ford vai ter que enfrentar Polo Sedan, da Volkswagen, e 207 Passion, da Peugeot.

PARA TODO O MUNDO
; O Fiesta inaugura o conceito de carro global para a Ford. O veículo é produzido para as Américas na unidade de Cuautitlán, no México. Dentro da política comercial entre os dois países, um ponto importante é que o Brasil responde pela produção dos motores Sigma e da transmissão IB5, que equipam a linha produzida e vendida no continente americano. O New Fiesta também é produzido nas fábricas em Valência, na Espanha, e Colônia, na Alemanha, para a Europa; em Nanjing, na China, e Rayong, na Tailândia, para a Ásia.

Duelo de sedãs

No curto teste feito na pista do quartel-general da Ford em Dearborn deu para perceber a melhora do carro em todos os aspectos. Aquele veículo quadradão e pesado deu lugar a linhas que valorizam os contornos e dão vida nova ao Fiesta. O espaço interno é bom para o motorista e para o passageiro do banco da frente, mas com duas pessoas altas no banco de trás o aperto toma conta. Parece que o New Fiesta foi feito para famílias contemporâneas, com apenas um filho. O porta-malas comporta 440 litros, cabendo tranquilamente as malas dessa ;nova; família.

A aceleração e as retomadas ficaram bem melhores e, apesar de ser um sedã, o carro parece ter ficado mais leve com o motor 1.6, respondendo melhor aos comandos. O câmbio manual dá mais esportividade e tem relação de marchas otimizada. Além disso, a embreagem possui assistência hidráulica, o que proporciona engates precisos. O câmbio automático, disponível no principal concorrente, o Honda City, não está nos planos da montadora.

Nos 600m da pista não foi possível medir o consumo de combustível. De acordo com a empresa, ele roda 11,9km/l com gasolina e 8,3km/l com etanol na cidade. Na estrada, 12,7km/l com gasolina e 8,7km/l com etanol. O que resulta em um consumo médio de 12,3km/l com gasolina e 8,5km/l com etanol. O tanque tem capacidade de 47 litros.

As vendas dos outros modelos do Fiesta, inclusive o sedã com motor Rocam, continuarão a ser vendidos e com os mesmos preços. A entrada de um novo carro na categoria, de acordo com os executivos da Ford, não vai causar a perda de valor dos outros produtos nem mesmo servirá como motivo de quedas nas vendas. Para a empresa, o segmento premium irá atrair pessoas que procuram um veículo com capacidade para mais pessoas, espaçoso e esportivo. Também pela oferta de outros veículos no mesmo estilo, a expectativa de vendas da Ford é de 12 mil New Fiesta por ano, considerado baixo para um lançamento.

O jornalista viajou a convite da Ford

Quanto custa

  • Versão de entrada - R$ 49.900
  • Versão intermediária - R$ 51.150
  • Versão top - R$ 54.900

O New Fiesta vem equipado de série com:

  • Itens externos: espelho retrovisor elétrico, grade frontal e régua do porta-malas cromadas, antena no teto, luz elevada de freio, rodas de liga leve de 15;, pneus 185/60 R15 e vidros verdes.
  • Itens de conforto e conveniência: ar-condicionado com saídas de ar direcionadas para os bancos traseiros abaixo dos bancos, aquecedor, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento a um toque para o motorista, trava elétrica das portas com controle remoto, display multifuncional no painel, computador de bordo, CD-player/MP3 com entrada auxiliar para dispositivos eletrônicos, dois alto-falantes e dois tweeters frontais, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, travamento automático das portas a 7 km/h, conta-giros, tomada de força no painel, limpador do vidro dianteiro intermitente e com velocidade variável, desembaçador do vidro traseiro, console central integral com portas-objeto, luzes de cortesia e leitura dianteiras, para-sol do motorista e do passageiro com espelho de cortesia, banco traseiro bipartido, porta-objeto nas portas dianteiras, cinco porta-copos, jogo de tapetes frontais e encosto de cabeça dos bancos ajustáveis e removíveis.
  • Itens de acabamento interno: anéis de saída de ar com acabamento cromado, inserto cromado no painel central, bancos revestidos em tecido, alça de abertura das portas na cor prata, manopla com inserto cromado e revestimento parcial das portas em tecido.
  • Itens de segurança: alarme de série, aviso sonoro de faróis acesos, cinto de segurança dianteiro retrátil e com ajuste de altura, ganchos para ancoragem de cadeira de criança, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e sistema Ford antifurto EPATS.
  • Itens opcionais: freios ABS são opcionais na versão 2. A versão 3 inclui também: 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sistema de classificação do ocupante, cintos de segurança pré-tensionados, bancos de couro, revestimento das portas em vinil, insertos cromados na direção, porta-revistas no encosto do banco do passageiro, luz de leitura traseira e terceiro encosto de cabeça no banco traseiro.
Especificações técnicas

Carroceria - Sedan 5 portas
Motor - Ford Sigma 1.6 Flex
Número e disposição dos cilindros - quatro em linha
Diâmetro do cilindro - 79,0 mm
Curso dos êmbolos - 81,4 mm
Cilindrada - 1.6 (1596 cm;)
Potência - 110 cv a 6250 rpm (gasolina)/ 115 cv a 5500 rpm (etanol)
Torque - 155 Nm a 4250 rpm (gasolina)/ 159 Nm a 4250 rpm (etanol)
Rotação de marcha lenta - 750 rpm
Rotação máxima - 6.450 rpm
Relação de compressão - 11,0:1
Transmissão/ manual - 5 marchas à frente e ré
Relação de marchas/ 1; - 3,846:1/ 2; - 2,038:1/
3; - 1,281:1/ 4; - 0,951:1/ 5; - 0,756:1/ Ré - 3,615:1/ Relação final - 4,07:1
Freios/ Dianteiro - Disco/ Traseiro - Tambor/ Opcional - ABS
Suspensão/ Dianteiro - MacPherson/Traseiro - Eixo de torção
Desempenho/ Aceleração 0;100 km/h - 11,5 s (etanol)/ Velocidade máxima - 190 km/h
Consumo (km/l)/ Cidade (NBR 6601) - 11,9 (gas)/ 8,3 (etanol)/ Estrada (NBR 7024) - 12,7 (gas)/ 8,7 (etanol)/ Média ponderada - 12,3 (gas)/ 8,5 (etanol)
(Números ajustados com base no Conpet)
Peso do veículo em ordem de marcha - 1.162
Distribuição da massa em ordem de marcha por eixo:
Eixo dianteiro - 668
Eixo traseiro - 494
Capacidade de carga - 375
PBT - 1.537
Massa máxima admissível/ Eixo dianteiro - 839
Eixo traseiro - 817
Tanque de combustível (L) - 47
Porta-malas (L) - 440 (VDA)
Dimensões externas (mm)/ Comprimento - 4.410
Largura com espelhos - 1.972
Espelhos dobrados - 1.697
Altura em ordem de marcha - 1.446
Entre-eixos - 2.489
Bitola - 1.465
Pneus - 185/60 R15
Rodas - 6 x 15", de liga leve
Dimensões internas (mm)/ Espaço cabeça frente - 993
Espaço cabeça traseiro - 942
Espaço pernas frente - 1.072
Espaço pernas traseiro - 793
Espaço quadril frente - 1.285
Espaço quadril traseiro - 1.250
Espaço ombros
frente - 1.340
Espaço ombros traseiro - 1.245