Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha em alta pelo segundo pregão consecutivo

A Bolsa de Nova Iorque conseguiu hoje (18/8) encerrar o segundo pregão consecutivo em alta, no fim de um dia volátil, impulsionada por anúncios e rumores sobre fusões e aquisições. O Dow Jones ganhou 0,09% e o Nasdaq, 0,28%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 9,69 pontos, a 10.415,54 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq subiu 6,26 pontos, a 2.215,70 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 avançou 0,15% (1,62 ponto), a 1.094,16 pontos.

"É um dia incerto, um dia de agosto com poucas notícias, depois de uma forte alta, com um mercado pressionado principalmente para baixo pelo retrocesso das matérias-primas", disse Art Hogan, da corretora Jefferies.

O principal índice da praça nova-iorquina teve uma sessão muito volátil, orientando-se timidamente para cima na segunda parte da sessão.

"Com um volume de operações limitado, é mais fácil orientar o mercado em um sentido ou no outro", disse Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors. "O que aconteceu é que um analista disse que as ações do setor imobiliário subiriam porque haveria aquisições, e também tivemos a BHP e a Potash, que voltaram aos noticiários."

O grupo de mineração anglo-australiano BHP Billiton lançará uma oferta de compra hostil de US$ 40 bilhões sobre a Potash Corp.

O mercado também registrou rumores de compra da siderúrgica US Steel por parte da número um do setor, a ArcelorMittal, operação considerada, no entanto, pouco provável pelos analistas.

"O mercado adora as fusões e aquisições", disse Marcouiller. "As empresas dispõem de tanta liquidez que estão dispostas a comprar outras para aumentar sua fatia de mercado."

No mercado obrigatório, em leve alta, o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu para 2,641% contra 2,645% na noite de terça-feira, e os títulos de 30 anos foram para 3,734% contra 3,770%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto aos preços.