A Bolsa de Nova Iorque fechou em equilíbrio hoje (16/8), depois de quatro sessões consecutivas em baixa, diante da desconfiança dos investidores por indicadores econômicos que continuam medíocres. O Dow Jones perdeu 0,01%, mas o Nasdaq ganhou 0,39%.
Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average perdeu 1,14 pontos, a 10.302,01 pontos, enquanto a bolsa eletrônica Nasdaq subiu 8,39 pontos, a 2.181,87 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor's 500 também fechou estável ( 0,01%, 0,13 ponto) a 1.079,38 pontos.
O Dow Jones registrou uma sessão hesitante, oscilando grande parte do dia em torno do equilíbrio. Mas encerrou o dia com o quinto fechamento consecutivo em baixa.
"A opinião do mercado continua sendo em geral negativa", disse Art Hogan, da corretora Jefferies. "Abrimos o dia com temores sobre a desaceleração da economia e as notícias continuam sendo ruins nesse aspecto", constatou. "O mercado não conseguirá recuperar-se enquanto os indicadores não provarem que a economia atravessa apenas um pequeno buraco e não uma desaceleração mais importante."
O PIB do Japão subiu 0,1% no segundo trimestre em relação ao anterior, ou 0,4% em ritmo anual, menos que o esperado pelos analistas.
Nos Estados Unidos, o índice Empire State de atividade manufatureira na região de Nova Iorque subiu em agosto a 7,1 pontos. Mas os economistas esperavam algo mais.
"É uma segunda-feira muito calma e, francamente, não acontece muita coisa", disse Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management, completando que as notícias do dia "são de um interesse bastante marginal".
O mercado obrigatório, refúgio do investidor inquieto, alcançou altos níveis: o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu para 2,575% contra 2,688% na noite de sexta-feira, depois de alcançar na manhã seu piso desde março de 2009. Os títulos de 30 anos ficaram em 3,720% contra 3,870%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto aos preços.