Jornal Correio Braziliense

Economia

Funcionários dos Correios fazem protesto por aumento salarial

Cerca de 600 funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (13/8) em frente a sede da empresa, na Quadra 1 do Setor Bancário Norte. A manifestação reuniu sindicatos e a Comissão Representativa dos funcionários de nível superior que exigem aumento salarial.

Os trabalhadores alegam que o salário da categoria não tem reajuste há oito anos. ;Deveríamos ter um aumento de 30%. O sindicato conseguiu, no ano passado, este mesmo reajuste para os carteiros, mas para os demais funcionários não;, explicou o presidente do Sindicorreios para cargos de nível superior, Eduardo Pereira. Através da manifestação nacional, eles esperam o restabelecimento do diálogo com a direção da empresa.

A categoria também quer negociar mudanças no plano de carreira, que ainda aguarda, desde o ano passado, pelo processo de homologação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). ;Mesmo aguardando essa homologação, esse plano de carreira não agrada aos funcionários e precisa também de reajustes;, diz Pereira.

Nesta quinta-feira (12/8), os presidentes do Sindicorreios e da ECT, David José de Matos, se reuniram para dar o pontapé inicial às negociações. O presidente da ECT pediu um prazo de 15 a 20 dias para analisar a proposta dos funcionários. Caso não haja acordo, a categoria deve realizar novos protestos.