Jornal Correio Braziliense

Economia

Servidores fazem protesto contra o desconto de dias parados

Brasília - Servidores públicos de diversos órgãos fizeram nesta quinta-feira (12/8) uma manifestação em defesa do direito de greve e contra o desconto dos dias parados. O protesto ocorreu no final desta manhã em frente ao Ministério do Planejamento.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep), o governo está descumprindo o Decreto 5.500/2005 que trata da adoção de planos de reposição de trabalho para compensar as faltas em decorrência de paralisação ou greves no serviço público.

;Queremos ter nosso direito de greve assegurado. Não podemos ser penalizados por exercer um direito. Queremos negociar a reposição dos dias parados, mas o governo não quer repor os dias que foram descontados;, disse o secretário-geral do Sindsep no Distrito Federal, Oton Pereira Neves.

Servidores da área ambiental, por exemplo, tiveram corte de sete dias nas folhas de pagamento dos meses de abril, maio e junho. De acordo com o Sindsep, a reivindicação dos servidores é que o governo pague os dias descontados nos meses anteriores. Ao todo, segundo o Sindsep, servidores de oito órgãos que estavam de greve em 2010 negociam a reposição dos dias parados durante a paralisação.

O Ministério do Planejamento não se posicionou sobre a reivindicação dos servidores, mas disse que pretende continuar negociando.