Jornal Correio Braziliense

Economia

Vendas no comércio varejista em São Paulo têm queda de 6,3% em junho, segundo Fecomercio

As vendas no comércio varejista na região metropolitana de São Paulo registraram em junho queda de 6,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. É a primeira retração das vendas no ano.

De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o resultado foi fortemente afetado pela redução nos números apresentados pelo setor automotivo, que registrou diminuição de 26,2% nas vendas de junho, em relação ao mesmo mês do ano passado.

;O comércio automotivo registrou forte crescimento no ano passado em razão da redução do IPI. Agora, tivemos o fim do incentivo, e nesse mês (junho de 2010) o segmento registrou forte queda;, explicou a economista da Fecomercio, Kelly Carvalho.

No acumulado do ano, de janeiro a junho, as vendas no comércio varejista registraram aumento de 6,3% na comparação com o mesmo período de 2009. Os melhores desempenhos ficaram por conta de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (17,7%), Vestuário, Tecidos e Calçados (11,7%) e Farmácias e Perfumarias (11,2%).

As exceções aos resultados positivos ficaram por conta das Lojas de Departamentos e Lojas de Materiais de Construção, que registraram, no semestre, queda de vendas nos movimentos de -1,9% e -2,1%, respectivamente.

Segundo Kelly Carvalho, os bons resultados de vendas no primeiro semestre se deram em função dos indicadores de consumo que permaneceram positivos no período. ;A confiança do consumidor se manteve elevada graças ao crédito em forte expansão, além do crescimento do emprego e renda na região metropolitana de São Paulo;, disse.