Jornal Correio Braziliense

Economia

Fed retomará apoio a uma economia que 'desacelerou'

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou hoje (10/8) que retomará algumas medidas de apoio à economia, com o objetivo de sustentar o ritmo da recuperação, que segundo a autoridade monetária "desacelerou-se".

"O ritmo da recuperação da atividade e do emprego desacelerou-se nos últimos meses", constatou o Fed em comunicado emitido no fim da reunião de política monetária.

Como se esperava, o banco central manteve a taxa básica de juros perto de zero, patamar em que se encontra desde dezembro de 2008, e reiterou que prevê mantê-la nesse nível por longo tempo.

A avaliação atual sobre a conjuntura foi mais negativa que nas reuniões anteriores, o que levou o Fed a retomar as medidas que tinham sido suspensas no início do ano.

O Fed anunciou que cada vez que os títulos relacionados ao setor imobiliário em seu poder vencerem, reinvestirá o montante na compra de títulos da dívida do Estado Federal (bônus do Tesouro). Também anunciou que manterá o montante dos títulos da dívida do Estado Federal que detém.

Tais medidas têm como objetivo neutralizar o ajuste monetário causado pelo vencimento de alguns títulos em poder do banco central.

Os detalhes técnicos dessas medidas deverão ser divulgados ainda nesta terça-feira, indicou o Fed.

Como nas reuniões anteriores, a resolução do Comitê de Política Monetária (Fomc, da sigla em inglês) foi aprovada por todos os integrantes, com exceção do presidente do Fed em Kansas City, Thomas Hoenig.