A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou hoje (9/8) à tarde, em São Paulo, que vai se unir com o Banco do Brasil e o Bradesco para participar da operação da bandeira brasileira de cartões de crédito, débito e pré-pago Elo. A intenção dos três bancos é que os novos cartões conquistem principalmente as pessoas das classes C e D, oferecendo taxas mais baixas que as demais bandeiras. Os primeiros cartões deverão ser emitidos a partir de outubro.
;O que vamos trazer de novo é um custo mais baixo para essa transação do cartão. Acho que a escala gerada por esses três gigantes da distribuição bancária brasileira vai trazer uma maior eficiência ao nosso sistema de cartão;, disse Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil.
Os três bancos esperam atrair os cerca de 100 milhões dos clientes para a Elo, buscando principalmente os brasileiros que ainda não têm conta em banco. ;Esse é um cartão que vai crescer de baixo para cima, incorporando as classes sociais que hoje estão fora do mercado de cartão de crédito ou de compra;, acrescentou Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente-executivo do Bradesco.
Os bancos também querem somar à Elo os milhões de cartões de saúde e de benefícios existentes no Brasil, tais como os do Bolsa Família. ;Ele poderá ser aplicado em quaisquer modalidades que possam ser trabalhadas no âmbito de cartões;, disse a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.
O acordo assinado hoje também prevê que em pouco mais de 30 dias os três bancos comecem a compartilhar os terminais de auto-atendimento.