A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reuniu hoje (3/8) com representantes da companhia aérea Gol para ;traçar um plano de ação que atenda aos passageiros de voos cancelados ou atrasados pela empresa;, segundo nota da agência reguladora.
Os atrasos que começaram na última sexta-feira, continuam ainda hoje. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que dos 583 voos previstos pela Gol para hoje, 212 estavam atrasados (36,4%), até as 17h.
Ontem, a empresa registrou atraso em 53% dos voos. Segundo a Gol, os problemas são reflexos do intenso tráfego aéreo de sexta-feira, quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o aeroporto de Guarulhos e com isso, a tripulação atingiu o limite de horas de trabalho.
Além dos problemas com os voos, a Gol também enfrenta ameaças de greve por parte dos funcionários. Eles pretendem paralisar as atividades em 13 de agosto, pois questionam os baixos salários, o excesso de jornada e casos de assédio moral.
Segundo a Anac, o plano apresentado pelo representante da companhia inclui o uso de cinco aeronaves Boeing 767, com capacidade para cerca de 230 passageiros. A frota atual da Gol conta com aeronaves que comportam entre 140 e 178 passageiros. O plano deve ser colocado em prática nesta semana.
Além disso, a empresa deverá apresentar relatórios semanais à Anac sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes. De acordo com a agência, os dados serão avaliados em conjunto com o planejamento mensal da companhia.
A Gol informou que os problemas na escala de trabalho ocorreram após mudanças no software que planeja as escalas. Segundo a agência, foram gerados dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da jornada de trabalho dos tripulantes.
Para evitar que essa situação se repita, a empresa se comprometeu a configurar a escala dos tripulantes para o mês de agosto nos mesmos moldes do mês de junho.
Segundo a Anac, inspetores foram enviados para acompanhar o trabalho de planejamento da escala na empresa e fiscalizar a assistência devida pela companhia aos passageiros.