Jornal Correio Braziliense

Economia

Atrasos da Gol continuam incomodando passageiros do Recife

Clientes da Gol Linhas Aéreas continuam insatisfeitos com os frequentes atrasos nos voos da companhia. Somente hoje, quase 20% das viagens envolvendo o Aeroporto Internacional dos Guararapes registraram atrasos. Em todo o Brasil, 32,7% dos voos da Companhia sofreram atrasos e outros 6,5% foram cancelados nesta terça-feira (3/8).

O trecho Petrolina-Recife, operado pela Gol, sofreu problemas desde ontem, para desapontamento de clientes como a aposentada Maria do Carmo Teixeira Coelho, de 64 anos. Depois de enfrentar um cancelamento de voo nesta segunda-feira, ela passou por um novo atraso nesta manhã de uma hora e meia (previsto para 7h45, o voo 1977 só aterrisou no Recife às 9h14). ;Foi uma falta de consideração absurda. Perdi consulta médica sem necessidade porque a tripulação decidiu se atrasar para poder dormir. Pura falta de consideração. Só me resta a opção de deixar de voar pela Gol;, afirma.

Nos voos de Petrolina, a Gol priorizou quem tinha urgência em chegar ao Recife, promovendo o remanejamento de passageiros na companhia Avianca, que também opera o trecho. Cidadãos que aguardam para acompanhar os viajantes, nos aeroportos, também reclamam dos problemas, independentemente das soluções encontradas pela companhia.

;Se algo está marcado para um determinado horário, deve ser cumprido e pronto. Quem tem que ficar esperando acaba sofrendo sem poder dormir como deveria e tendo que se reprogramar sempre que a companhia apresenta uma justificativa diferente;, reclama o aposentado Gilberto Bastos, que aguardava um casal de amigos que também chegaria de Petrolina no Recife na manhã desta terça-feira.

Caos ; Até o momento, o problema de atrasos e cancelamentos consecutivos é um comportamento isolado à Gol. O principal motivo é o número reduzido de tripulações para atender a quantidade expandida de voos comerciais da companhia. De acordo com a empresa, o número é compatível com a demanda, mas o número de reclamações trabalhistas dos empregados cresceu 315% nos últimos seis meses, em geral, por excesso de trabalho.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou uma investigação sobre os problemas registrados pela Gol desde o fim de semana, que registrou quase 54% de atrasos nesta segunda-feira, índice bem acima da média nacional dos cinco primeiros meses do ano que gira em torno dos 12%.