A indústria fluminense encerrou os seis primeiros meses deste ano com crescimento recorde de 23,3% nas vendas reais, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o boletim Indicadores Industriais, divulgado hoje (29/7) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
;É o melhor resultado para os indicadores de vendas reais fluminenses desde que a série foi iniciada, em 2003;, disse à Agência Brasil o economista Guilherme Mercês, chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan.
Ele explicou que o aumento das vendas no semestre foi puxado pelos setores de construção civil e automobilístico. ;Esses dois setores foram determinantes para o resultado. Impulsionaram as indústrias significativamente;, completou.
A Firjan espera, entretanto, que no segundo semestre do ano ocorra uma acomodação da atividade. ;A gente espera que a atividade se expanda a um ritmo menos intenso do que no primeiro semestre deste ano, seguindo uma acomodação natural, como a gente já vê em alguns indicadores antecedentes;. A expectativa, contudo, é que o ano de 2010 se encerre com vendas reais em torno de 15% superiores às de 2009.
Em junho, as vendas da indústria fluminense mostraram recuo de 3,2% em comparação a maio, em termos dessazonalizados, ou seja, descontadas as características sazonais do período. Já em relação a junho de 2009, houve incremento de 24,49%.
O boletim revela que o pessoal empregado na indústria manteve em junho a tendência de crescimento, de forma ininterrupta. ;Esse é o 14; crescimento mensal consecutivo na indústria fluminense;. O aumento do pessoal ocupado atingiu 0,5% em junho sobre maio, o que representou a criação de 2,2 mil postos de trabalho. No semestre, a expansão do emprego industrial fluminense alcançou 5,76%.