Jornal Correio Braziliense

Economia

Bullard (Fed): EUA se aproximam de uma deflação 'à japonesa'

Os Estados Unidos estão mais perto do que nunca de uma deflação (inflação negativa) "à japonesa", estima um dos governadores do Federal Reserve, James Bullard, em artigo publicado hoje (29/7), propondo novas compras de títulos do Tesouro por parte do banco central americano.

"Os Estados Unidos estão mais perto, hoje, de uma situação à japonesa do que em qualquer outro momento da história recente", disse Bullard, eleitor do Comitê de Política Monetária do banco central, advertindo sobre um pesadelo deflacionário.

Citando o risco de um choque externo que poderia mergulhar os Estados Unidos numa espiral de queda de preços, arruinando empresas e provocando um crescimento em deterioração contínua, Bullard propôs que o Fed considere a reativação das medidas contra a crise.

No auge da crise financeira, o Fed e o Tesouro compraram centenas de milhares de milhões de dólares em papéis da dívida americana, com o objetivo de impulsionar a atividade, como parte de um processo conhecido no jargão econômico como impulso quantitativo.