Jornal Correio Braziliense

Economia

Jetta Variant tem visual moderno e arrojado

Equipamentos de série da perua privilegiam o conforto e a segurança dos ocupantes

Os fabricantes têm encurtado bastante a distância entre o lançamento de seus modelos lá fora e a sua comercialização no Brasil. A nova perua Jetta, por exemplo, foi apresentada mundialmente no Salão de Frankfurt, em setembro do ano passado, e começou a ser vendida no mercado brasileiro em março deste ano. A Variant tem visual moderno e em sintonia com o novo DNA estilístico da Volkswagen, presente tanto em esportivos como o Scirocco, que não é vendido no Brasil, quanto em hatches compactos e básicos, como o Fox. O modelo é produzido no México e, por isso, chega com uma boa relação custo-benefício e, com o fim da produção da Toyota Fielder e da importação da Peugeot 307 SW, tem a concorrência apenas da Renault Grand Tour.



A perua chega com uma reestilização interessante, que se concentra basicamente na frente. O novo design mistura esportividade e elegância. Os faróis ficaram mais espichados, têm duplo refletor e máscara negra e estão unidos pela nova grade, com linhas horizontais acentuadas pelos frisos cromados, que coloca uma pitada de elegância, assim como os aros cromados dos faróis de neblina. A tomada de ar inferior ficou maior e integrada a uma grande ;boca;, pintada na cor preta. De perfil e traseira, a Variant continua praticamente a mesma, com linhas limpas e sóbrias, com destaque apenas para as novas (e bonitas) rodas de liga leve de 17 polegadas; os repetidores de seta nos retrovisores; as travessas pretas no teto (para a fixação de bagageiros ou racks); as lanternas traseiras escurecidas; e o defletor no teto, que incorpora a terceira luz de freio.

Painel
Por dentro, a perua segue a mesma filosofia de design externo, criando um ambiente elegante e familiar, mas com um toque esportivo: predomínio da cor preta; revestimento em couro nos bancos, volante, painéis de porta e coifas das alavancas de marcha e do freio de estacionamento; e detalhes em plástico imitando metal nas maçanetas internas das portas, na base da alavanca de marchas e molduras das saídas do sistema de climatização.

Destaque para a tela de 6,5 polegadas, sensível ao toque, que permite comandar todas as funções do sofisticado sistema de som (com rádio, CD Player MP3, 10 alto-falantes, entrada auxiliar e cartão de memória) e para o painel de instrumentos, que ganhou novo desenho e apliques imitando fibra de carbono, que também estão presentes nos painéis de porta. Computador de bordo, com tela no centro, de fácil visualização, traz informações importantes, que vão desde consumo médio e temperatura do óleo até alertas de manutenção. O volante, que é o mesmo do Passat, incorpora os comandos do som e do computador de bordo.

O espaço interno da Jetta Variant proporciona conforto para quatro adultos, pois quem viaja no centro do banco traseiro é incomodado pelo fim do console e pelo apoio de braço embutido no encosto. O porta-malas tem porta-objetos nas laterais e, sob o piso, seis ganchos para fixação de carga e um volume razoável (505 litros) para uma perua média, que pode ser aumentado para até 1.550 litros com o rebatimento total do encosto do banco traseiro. Falta apenas redes para pequenos objetos. Teto solar elétrico cobre as duas filas de bancos, mas não tem blecaute e a luz do sol (a pino) incomoda. Com as regulagens do banco em altura e lombar e da coluna de direção (em altura e distância), fica fácil encontrar uma posição confortável para dirigir. Os sensores de estacionamento ajudam bastante nas manobras, já que a visibilidade traseira é bem limitada.

Consumo
O grande barato da perua é o motor 2.5, de cinco cilindros, que, além de um som agradável de aspiração, tem fôlego tanto para rodar macio dentro da cidade quanto para cravar o pé na estrada. Ou seja, agrada aos que querem arroz com feijão e aos que gostam de um tempero mais apimentado. O câmbio automático casa bem com a proposta e poderia oferecer uma troca também no volante em vez de apenas na alavanca. O consumo foi uma surpresa agradável: na estrada, com cinco adultos e ar ligado, o computador de bordo registrou uma média de 10,6km/l, sem aliviar. A suspensão acompanha bem os impulsos esportivos, mas cobra a conta pelo lado do conforto, com um pouco de barulho e transferência das irregularidades do piso para dentro.

Para quem é pai de família e precisa de um carro com espaço para toda a tralha naquelas viagens mais longas, mas não quer rodar num modelo muito domesticado, sem pimenta nenhuma na estrada ou no dia a dia e que ainda por cima bebe muito, a Jetta é uma opção bem legal, barata e segura, pois o pacote de segurança é completo. Contra, pesam a aspereza da suspensão, a claridade do teto solar e o nível de ruídos internos, elevado para um modelo que fala alemão tão fluente.

NOTAS (0 A 10)

Desempenho - 9
Espaço interno - 8
Porta-malas - 9
Suspensão/direção - 8
Conforto/ergonomia - 9
Custo/benefício - 9
Segurança - 9
Estilo - 9
Consumo - 8
Tecnologia - 9
Acabamento - 8

; MOTOR
Dianteiro, transversal, cinco cilindros em linha a gasolina, 2.480cm; de cilindrada, 20 válvulas, que desenvolve 170cv de potência máxima a 5.700rpm e 24,5kgfm de torque máximo a 4.250rpm.

; TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades.

; SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira do tipo Mulltilink, com barra estabilizadora / 7,0 x 17 polegadas (em liga leve) / 225/45 R17.

; DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica.

; FREIOS

A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS (de série).

; CAPACIDADES

Tanque, 55 litros; porta-malas, 505 litros; e capacidade de carga (passageiro e bagagem), 463 quilos.

Equipamentos

DE SÉRIE

Conforto/conveniência ; Apoios centrais de braço dianteiros e traseiros, banco traseiro bipartido, bancos dianteiros com aquecimento e ajustes de altura e (elétrico) do apoio lombar, bolsa porta-objetos no costado dos bancos dianteiros, luz de cortesia na região dos pés, porta-copos, barras longitudinais no teto, abertura interna da tampa do porta-malas, ar-condicionado de duas zonas, coluna de direção com ajuste de altura e distância, computador de bordo, direção com assistência eletro-hidráulica, espelhos retrovisores externos com comando elétrico e volante multifuncional.

Aparência ; Insertos decorativos internos ;Black Pyramide;, bancos revestidos em couro, painéis das portas com insertos em couro sintético e carcaça dos retrovisores e maçaneta das portas na cor da carroceria.

Segurança ; Terceira luz de freio, faróis e luzes de neblina, retrovisores externos com pisca incorporado, três apoios de cabeça e três cintos de três pontos no banco traseiro, freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina, aviso sonoro de cinto dianteiro desafivelado, desativação do airbag do lado do passageiro, imobilizador eletrônico do motor, indicador do desgaste de pastilhas de freio e sistema de alarme, com controle remoto.

OPCIONAIS

Teto solar panorâmico, faróis bixenônio com lavador, sensor de chuva e retrovisor interno com antiofuscamento automático e função coming & leaving home.

Leia mais no caderno Veículos, na edição desta quinta-feira do Correio Braziliense.