O governo federal apresentou nesta sexta-feira (9/7) a campanha publicitária O Brasil te Chama, que tem como objetivo aumentar em 60% o número de turistas estrangeiros que viajam ao Brasil até a Copa do Mundo de 2014. Em cerimônia realizada em Joanesburgo, foram apresentados dois vídeos que serão veiculados na TV e na internet a partir deste domingo (11).
Os vídeos foram produzidos pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles e dirigidos por Rodrigo Meirelles. Eles destacam os pontos turísticos, a culinária e a cultura do país. Nos dois, a língua inglesa é predominante, justamente pelo foco internacional da campanha. Um dos vídeos será exibido pela primeira vez para 100 países, logo após a final da Copa da África do Sul.
Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barreto, 30 milhões de dólares (R$ 52 milhões) serão investidos na ação só neste ano. A intenção do governo é que 400 milhões de pessoas assistam aos vídeos. Dessas, 600 mil devem viajar ao Brasil para ver ao vivo os jogos do Mundial.
;Os vídeos derrubam os estereótipos do Brasil; afirmou Barretto. ;Mostram que, além do samba, temos a música eletrônica; além das praias, temos o Pantanal e a Amazônia; além do Rio de Janeiro, temos Salvador, Recife e Fortaleza.;
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também esteve na cerimônia, afirmou que confia na diversidade brasileira para atração de turistas internacionais. Segundo ele, poucos países têm a variedade culinária, de raças e de paisagens que o Brasil tem. ;O turista que provar um pato no tucupi, não vai querer voltar para casa;, disse o presidente, citando um prato típico do Pará.
Lula pediu ainda prioridade na atração de turistas da América Latina. Para ele, o Brasil tem como obrigação receber bem os que vierem dos países vizinhos e outros países latino-americanos.
;Nos [turistas] europeus, a gente não precisa pensar, porque eles vêm de todo jeito;, disse Lula. ;A Copa de 2014 será uma copa de todos os latino-americanos que a Fifa [Federação Internacional de Futebol] deu ao Brasil o direito de sediar.;