A Volkswagen, a maior fabricante europeia de automóveis, investirá 1 bilhão de dólares em três anos para construir uma fábrica de motores em um país da América do Norte a ser definido, anunciou um diretor mexicano nesta terça-feira.
"Temos outro projeto em mente para esta região (da América do Norte). Vamos construir uma nova fábrica de motores, iniciando em 2013", disse Jochem Heizmann, do Conselho de Produção da Volkswagen, durante a inauguração de um novo setor na cidade mexicana de Puebla (centro).
Heizmann disse que este projeto representa um investimento de 1 bilhão de dólares.
Uma fonte da empresa explicou à AFP que ainda não foi determinado em que país a fábrica de motores será construída, mas Heizmann reconheceu que o México será uma das "primeiras opções" no momento de tomar a "decisão final".
Essa nova fábrica, completou Heizmann, produzirá "motores de nova geração" para alimentar as montadoras de automóveis na América do Norte.
Heizmann fez o anúncio durante a cerimônia inaugural de ampliação da fábrica da Volks em Puebla, à qual o presidente mexicano, Felipe Calderón, participou. Com essa ampliação, a companhia alemã poderá ampliar em mais de 100.000 unidades anuais sua produção para a América do Norte.
A Volkswagen, que já é líder em venda de automóveis na Europa, China e Brasil, mantém uma estratégia de crescimento de produção para o mercado americano, onde já constrói uma fábrica em Chattanooga, Tennessee.