Jornal Correio Braziliense

Economia

Petróleo cai a US$ 72 em NY após dados sobre desemprego

Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira (2/7) em Nova York, com o barril cedendo 81 centavos, a 72,14 dólares, uma baixa de 8,6% na semana, em um mercado que não resistiu às cifras do desemprego americano, que saíram piores que o esperado.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" para entrega em agosto fechou a 72,14 dólares, em queda de 81 centavos em relação à véspera. Depois de seis sessões consecutivas no vermelho, retornou a seu nível do fim de maio.

"O que conduz o mercado são as preocupações suplementares sobre as perspectivas econômicas em vista dos indicadores medíocres publicados nesta semana em relação à China e aos Estados Unidos", afirmou Adam Sieminski, do Deutsche Bank.

As esperadas cifras mensais do emprego não impulsionaram os investidores, apesar do retrocesso da taxa de desemprego para 9,5%. O fechamento de vagas nos EUA em junho chegou a 125.000, enquanto os analistas esperavam que as supressões se limitassem a 100.000.

Em uma semana, o barril caiu cerca de 7 dólares. Pesou a acumulação de indicadores sugerindo que a atividade econômica não se recupera tão energicamente como se esperava.