Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta quarta-feira (30/6) em Nova York, com o barril cedendo 31 centavos, a 75,63 dólares, diante do aumento das reservas de gasolina nos Estados Unidos, fato inesperado já que, no verão, a demanda geralmente cresce.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" para entrega em agosto fechou em 75,63 dólares, queda de 31 centavos em relação à véspera.
Os preços caíram mais de 2 dólares na terça-feira e se instalaram no vermelho depois da publicação de estatísticas oficiais sobre a evolução das reservas de petróleo americanas na última semana.
Os estoques de petróleo caíram 2 milhões de barris, muito mais que o esperado. Mas as reservas de gasolina subiram em 500.000 barris, enquanto os analistas esperavam uma queda.
"O mercado foi surpreendido pela alta das reservas de gasolina por mais que tenham caído as de petróleo", disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
O nível das reservas foi muito observado com a aproximação do feriado de 4 de julho (Dia da Independência dos EUA), que marca o ponto alto do consumo de gasolina, graças a importantes deslocamentos de automóveis.
"O fim de semana de 4 de julho se aproxima, a demanda está boa, mas a gasolina sustenta o mercado", completou Lipow.
Outro fator é o furacão Alex, que se desloca pelo Golfo do México, onde estão localizados 30% da produção de petróleo americana.
Espera-se que o furacão não atinja as principais regiões de extração, apesar de algumas empresas já terem evacuado seu pessoal, o que gerou uma interrupção de 26,3% da produção.