Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha em forte queda após indicadores negativos

A Bolsa de Nova York fechou em forte baixa nesta terça-feira, afetada pelos temores sobre a recuperação econômica depois da divulgação de indicadores negativos vindos de Ásia e Europa, e pela queda da confiança dos consumidores americanos.

O Dow Jones Industrial Average caiu em mais de 3% antes de fechar em baixa de 262,22 pontos (-2,65%), a 9.970,30 pontos, segundo dados definitivos de fechamento, caindo abaixo do piso psicológico dos 10.000 pontos.

A bolsa eletrônica Nasdaq cedeu 85,47 pontos (-3,85%), a 2.135,18 pontos, e o índice ampliado S 500 caiu 33,33 pontos (-3,10%), a 1.041,24 pontos. Esses dois índices fecharam em seus níveis mais baixos no ano.

Uma "série de indicadores no mundo" afetou os mercados de ações, afirmou Craig Peckham, da Jefferies, particularmente a revisão das cifras de crescimento da China por parte do instituto de análise americano Conference Board.

A degradação das expectativas do mercado pelo crescimento na China "tomou uma tonalidade negativa", "acrescentando-se a isso os problemas das dívidas soberanas na Europa", disse Peckham.

Nos Estados Unidos, as cifras também foram decepcionantes, afetando um mercado já desaquecido na metade da manhã com a publicação do índice de confiança do consumidor do Conference Board, que caiu para 52,9 depois de três meses de alta.

"Com tantos elementos negativos, é difícil ser otimista sobre os mercados. Há um reflexo de segurança e se observa uma propensão aos títulos, com níveis técnicos muito importantes, menos de 3% para os (títulos de) 10 anos, menos de 4% para os (títulos de) 30 anos", disse Gregori Volokin, da Meeschaert New York.

O mercado de obrigações beneficiou-se amplamente dessas preocupações.

O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caíram para 2,967% contra 3,032% na noite de segunda-feira, e os títulos de 30 anos para 3,946% contra 4,013% na véspera. Estes caíram durante a sessão a seus níveis mais baixos desde abril e outubro de 2009, respectivamente.