Jornal Correio Braziliense

Economia

Petróleo cai em NY; tempestade começa a se afastar de regiões produtoras

Os preços do petróleo caíram levemente nesta segunda-feira (28/6) em Nova York enquanto a tempestade tropical Alex parece afastar-de das principais regiões de produção no Golfo do México.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" para entrega em agosto fechou em 78,25 dólares, em queda de 61 centavos em relação à sexta-feira.

"A Alex parece dirigir-se para o México e não para o norte, onde estão todos os poços e refinarias", observou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

"Parece que a tempestade não vai afetar as regiões de produção no momento, e assim o mercado apaga uma parte de seus lucros", confirmou Tom Bentz, do BNP Paribas.

O barril de petróleo texano, referência do mercado nova-iorquino, no entanto, apenas apagou uma parte de sua alta na sexta-feira (avanço de 2,35 dólares), sinal da prudência dos operadores.

Alex poderá, com efeito, converter-se em furacão na terça-feira, na medida em que avança no Golfo do México, que concentra um quarto da produção de petróleo nos Estados Unidos, advertiu o serviço meteorológico americano.

"Tendo em vista que esta temporada de furacões deverá ser bastante ativa, e com a mancha de óleo que continua, o mercado de petróleo deverá mostrar-se mais sensível que o habitual à formação de tempestades", afirmaram analistas do Barclays Capital.

Segundo Jason Schenker, da Prestige Economics, os preços também foram derrubados por um claro avanço do dólar frente ao euro, que torna o petróleo, cotado em moeda americana, menos atraente aos compradores europeus.