Jornal Correio Braziliense

Economia

Presidente da Cnen diz que não pretende suspender obras de Angra 3

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Gonçalves, disse nesta sexta-feira (25/6) que não pretende suspender as obras de construção da Usina Nuclear Angra 3, conforme recomendação do Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis. ;A gente não vai suspender [a obra]. A gente vai recorrer, obviamente;, disse em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Gonçalves, a apresentação de uma análise probabilística de segurança e acidentes severos do empreendimento constitui apenas uma sugestão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), e não uma recomendação obrigatória, como teria entendido o MPF em Angra. ;A tradução foi malfeita. Ela [Aiea] não diz que é para fazer ou que [a análise] é fundamental. Ela simplesmente sugere que se faça isso;.

Ele explicou que como já existem cálculos para outras usinas, a Cnen tem plena clareza dessa questão. ;Então, nós vamos entrar com recurso contra isso;. A Cnen vai responder ao Ministério Público. ;A gente tem que explicar, faz parte da transparência. Mas, a gente absolutamente não concorda com isso;, disse.

Odair Gonçalves confirmou ter autorizado a realização de estudo probabilístico de segurança e acidentes severos de Angra 3, que está sendo conduzido pela Eletronuclear. O presidente da Cnen esclareceu, contudo, que ;isso não impacta a construção da usina. A obra continua, sem dúvida nenhuma;.