Agência Internacional de Energia (AIE) revisou ligeiramente em alta sua previsão de demanda mundial de petróleo para 2010, aumentando-a em 60 mil barris diários, depois de reduzi-la em maio, e advertiu que persistem riscos de uma nova queda, em seu informe mensal publicado nesta quinta-feira (10/6).
A AIE, que representa os intereses dos países industrializados, estima que o mundo consumirá este ano 86,4 milhões de barris diários (mbd).
Em 2009, por causa da crise financeira mundial, a demanda se contraiu 1,5% em relação a 2008.
A nova previsão se deve essencialmente a dados preliminares melhores que o esperado nos países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), principalmente na América do Norte, onde a recuperação econômica está estimulando a demanda de produtos destilados.
A AIE revisou assim em alta de 80 mil barris diários sua previsão de demanda na OCDE em 2010, a 45,5 mbd. No entanto, a Agência espera que o consumo fora da OCDE seja inferior ao inicialmente previsto, com 30.000 barris diários a menos, a 40,9 mbd, empurrada para baixo pela África e Oriente Médio.