A fabricante de automóveis General Motors anunciou um recall de mais de 1,5 milhão de veículos no mundo todo, a maioria deles nos Estados Unidos, ante os temores de que uma falha elétrica cause um incêndio, segundo documentos do governo americano divulgados nesta terça-feira.
O problema, relacionado ao sistema de aquecimento do fluido do limpador de para-brisas, afeta ao menos 18 modelos, desde camionetes Chevrolet a Hummers, segundo documentos da Administração de Segurança no Transporte Nacional (NHTSA).
Serão retiradas 1,365 milhão de unidades nos Estados Unidos, 98.794 no Canadá, 26.228 no México e 38.093 no restante do mundo, informa a GM em um comunicado, no qual salienta que "não foram registrados feridos nem acidentes vinculados a esse problema".
O recall ocorre "depois de uma convocação precedente de 2008 para agregar um fusível para controlar possíveis curtos-circuitos", mas ocorreram "incidentes térmicos" depois dos consertos efetuados, explica a nota publicada no site da NHTSA.
Esses problemas podem ir até "o plástico que rodeia o recipiente que contém o líquido" e "o sistema que esquenta o limpador de para-brisas pode pegar fogo".
A GM retira diversos modelos de 2006 e 2009 (Buick Enclave, os Cadillacs CTS e o Escalade, Chevrolet Avalanche, Silverado, Suburban, Tahoe, GMC Acadia, Sierra, Yukon, Saturn) e o modelo 2009 Chevrolet Traverse.
Os proprietários desses veículos devem entrar em contato com a GM, que realizará o conserto gratuitamente. "Esse procedimento irá suprimir definitivamente o sistema de aquecimento do líquido do limpador de para-brisas", adverte a GM.
O comunicado destaca que as concessionárias entregarão um cheque de 100 dólares aos motoristas como forma de "compensação" pela perda dessa função, o que levará o custo da operação para 150 milhões de dólares.