Rio de Janeiro - O professor de economia e finanças da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), Rogério Sobreira, considerou ;exuberante; o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre divulgado nesta terça-feira (8/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostraram um crescimento de 9% na comparação com os três primeiros meses de 2009. Em relação ao último trimestre do ano passado, o crescimento foi de 2,7%.
[SAIBAMAIS]Rogério Sobreira advertiu, porém, que os dados também embutem uma preocupação, ;porque a gente não tem como manter esse ritmo de crescimento sem impactar preços. Não dá;. Para o economista, o país não vai conseguir manter este ritmo de crescimento nos próximos meses. É preciso, segundo ele, aumentar o nível de investimentos na economia para que se consiga ampliar a capacidade de crescimento sem pressões inflacionárias.
Sobreira lembrou que o governo já está tomando medidas para contrair a atividade econômica, uma vez que o nível de utilização da capacidade da indústria está muito alto e os preços da cesta básica vêm subindo nos últimos cinco meses de forma sistemática. Ele estima que o PIB feche o ano de 2010 entre 6,5% a 7%, corroborando as expectativas do mercado.