A companhia aérea de Dubai Emirates anunciou nesta terça-feira (8/6) a encomenda de 32 aviões Airbus A380 por 11,5 bilhões de dólares, no primeiro pedido para o construtor europeu deste aparelho em um ano, enquanto a brasileira TAM Airlines comprou 20 A320 e cinco A350-900.
Com esta ordem de compra de 11,5 bilhões de dólares ao preço de catálogo, "a encomenda mais importante registrada na aviação civil em dólares", segundo o diretor comercial da Airbus, John Leahy, a companhia de Dubai levará sua frota de A380 a 90 aviões.
A encomenda "mostra nossa confiança no crescimento futuro" do setor aéreo, declarou o diretor da Emirates, o xeque Ahmed Bin Saeed Al Maktum, ao anunciar o contrato no salão aeronáutico ILA de Berlim.
A Emirates é o maior cliente do A380, o avião gigante da Airbus, estrela do salão ILA.
Já a brasileira TAM, de acordo com a empresa europeia, encomendou vinte A320 e cinco A350-900, que em um preço médio de catálogo representa cerca de 2,9 bilhões de dólares, ainda que não tenha informado o valor exato do contrato.
"O protocolo de acordo relativo a esta encomenda foi assinado no salão aeronáutico ILA de Berlim", informou a Airbus em um comunicado.
Estes aviões permitirão que a TAM, a maior cliente da Airbus na América Latina, renove sua frota existente nas linhas atuais da companhia brasileira.