Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira em Nova York, com o barril cedendo mais de três dólares, vítima de um novo acesso de debilidade do euro e das expectativas insatisfeitas sobre a criação de empregos nos Estados Unidos.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em julho, fechou em 71,51 dólares, baixa de 3,10 dólares em relação à quinta-feira.
"O euro lançou o movimento, e depois os indicadores americanos não foram tão positivos como se esperava. Todos os mercados reagiram mal", explicou Tom Bentz, da BNP Paribas.
Sob os repetidos golpes das preocupações pela zona do euro, a moeda única europeia caiu nesta sexta-feira abaixo de 1,20 dólar, o nível mais baixo dos últimos quatro anos.
O reforço da moeda americana desde o agravamento da crise orçamentária na zona do euro contribuiu para a queda dos preços das matérias-primas cotadas em dólares de seus níveis mais altos do ano, alcançados no início de 2010.