Jornal Correio Braziliense

Economia

Euro em alta em relação ao dólar, Alemanha aprova plano de ajuda

A moeda única europeia deu prosseguimento, nesta sexta-feira (21/5), à marcha ascendente ante o dólar, apoiado pelo sinal verde dos deputados alemães à participação do país no megapacote europeu de ajuda às nações mais endividadas da zona do euro.

No final da tarde, às 18h, hora de Brasília, o euro valia 1,2563 dólar contra 1,2482, ontem, quinta-feira.

A moeda única europeia também registrou valorização ante a divisa nipônica, passando a ser cotada a 113,03 ienes contra 111,88 do dia anterior.

O dólar ganhou um pouco ante o iene com a cotação, nesta sexta, de 89,93 ienes contra 89,62.

O Parlamento alemão aprovou nesta sexta-feira a participação do país no grande plano de resgate europeu, pelo que a contribuição de Berlim eleva-se a 148 bilhões de euros.

"Pelo menos a participação da Alemanha está garantida", comentou Samarkit Shankar do BNY Mellon.

"As pessoas querem ver sinais concretos de avanço e a ratificação alemã é um grande passo nessa direção. Se, na próxima semana, observarem que as medidas de austeridade estão sendo cumpridas, que os poderes públicos têm uma só voz, sem discrepâncias entre os países da zona do euro, isto ajudará muito", acrescentou.

"No momento, o otimismo se instala (nos mercados), apoiado na ideia de que as políticas para dominar a situação serão bem-sucedidas", observaram analistas do Commerzbank.