Praia do Forte (BA) ; A palavra quadradão, usada quando se queria tachar alguém de ultrapassado e conservador, não parece incomodar a Fiat. Nem na época do lançamento do Uno, há quase 30 anos, e muito menos hoje, com a chegada da nova geração. A montadora usa e abusa do quadrado, que, para ela, nunca foi sinônimo de careta. Pelo contrário: a ousadia continua sendo a marca registrada do Uno. Só que, agora, o projeto segue o estilo chamado pela Fiat de quadrado redondo (round square), norteando todo o desenvolvimento do hatch. A ideia, segundo a Fiat, foi manter os traços retos, mas arredondando cantos e detalhes da carroceria e do interior. A essência continua. É uma releitura do quadrado, a evolução do Mille, que mantém consumidores até hoje fiéis à marca.
Não só o estilo, mas a proposta racional do compacto promete seguir a cartilha Fiat de carro espartano (que inaugurou o segmento dos carros 1.0, com o Mille, de 1990) e preço competitivo: são quatro versões ; Vivace 1.0, Way 1.0, Attractive 1.4 e Way 1.4 ; e dois motores, Fire Evo (1) flex 1.0/1.4, por valores que variam de R$ 25.550 a R$ 31.870 (veja quadro).
Com 3,77m de comprimento, 1,63m de largura e 1,54m de altura ; respectivamente, 7cm, 8cm e 4cm maior em relação ao Mille ;, o novo Uno mantém aquele jeito de botinha ortopédica (apelido dado ao primeiro modelo), só que com linhas mais modernas e melhor acabamento. Em relação ao modelo anterior, ele ganhou 82% de componentes próprios, que ainda não foram usados em nenhum carro da Fiat. ;Conseguimos preservar o DNA do Uno;, resumiu Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat para a América Latina, durante o lançamento do compacto à imprensa especializada, na Praia do Forte (BA).
A grande sacada da Fiat foi a opção de personalizar ; ou customizar ; o hatch, com uma lista de adesivos e apliques para porta, teto, para-choque, espelho, maçaneta, alavanca do câmbio e moldura do painel. Divertidos, esses elementos gráficos lembram os do pequeno Fiat 500, e podem vir de fábrica (seis kits no total) ou serem encomendados na concessionária (kits WWW, Arabesco e Podium), de acordo com a preferência do consumidor, que ainda têm à disposição um pacote de opcionais e acessórios como pedaleiras, aerofólio, minisaias, ponteiras, rack de teto, sensor de estacionamento, faróis de neblina, entre outros.
Ele ainda oferece um catálogo de cores em tons fortes para a carroceria, como azul, verde e amarelo, entre outras. O objetivo da montadora é atrair a atenção dos consumidores jovens e brigar por uma fatia maior de mercado. Hoje, a Fiat é a líder do ranking brasileiro entre os fabricantes, com 22,7% no acumulado do ano.
O novo Uno chega posicionado entre o Mille e o Palio, para disputar os segmentos A e B (carros compactos), que contam com Gol, Celta, Ka, Clio, entre outros hatches, somando mais de 1,3 milhão de unidades comercializadas por ano, segundo números da Anfavea.
Ousadia
Do lado de fora, não é difícil associar o Uno ao Dobl; e ao Panda. À primeira vista, a traseira reta e robusta, com largos para-choques e caixa de rodas salientes, lembram um multiuso. As lanternas verticais na coluna invadem a lateral e lembram as do Punto. Assim como o vidro traseiro estreito, que termina na tampa limpa do porta-malas, de base larga.
Na frente, o compacto parece bem maior e mais encorpado do que é, com um capô alto e um para-brisa reto. Os faróis seguem a linha e são formados por dois quadrados superpostos de cantos arredondados, com opção de máscara negra (Way). Detalhe interessante são os três quadradinhos estilizados, entre o farol esquerdo e a logo. Eles fazem lembrar os quatro pequenos retângulos (inseridos no lugar da grade do radiador) do conceito Multipla Multi-eco, apresentado no Salão de Paris de 2006.
Geometria
E se ;a linha curva é o caminho mais agradável entre dois pontos;, como escreveu o poeta Mario Quintana, os designers aproveitaram a cabine para fazer um contraponto ao exterior, seguindo a tendência mundial da indústria automobilística. Por dentro, além de um acabamento nitidamente superior, portas, painel e instrumentos ganharam formas arredondadas, mais agradáveis. O quadro de instrumentos circular é o mesmo usado no Cinquecento. Ele vem com iluminação de leds na cor branca, para facilitar a leitura. Na versão Vivace 1.0, foi incluído no painel o Econômetro, usado também no Mille e no Palio Fire, que ajuda a buscar o menor consumo.
Atrás, o banco traseiro inclina o encosto em 18 graus, aumentando a capacidade do porta-malas para 290 litros ; a mesma capacidade do Mille. O banco pode ainda ser rebatido, para o caso de transportar volumes maiores no porta-malas (690 litros). No quesito segurança, estão lá dois apoios de cabeça, mas, pelo menos, o do meio é opcional (tem fabricante que nem isso oferece).
O número de porta-objetos também aumentou em relação ao velho Mille. Dependendo da versão, estão entre 11 e 14 ; no painel, no console, nas portas, no encosto dos bancos. O útil porta-óculos só está disponível de série no Uno 1.4. Já o console de teto traz um espelho menor, para monitorar as crianças no banco de trás.
De série, poucos equipamentos, como manda o segmento ;A; de entrada. Os mais requisitados ; direção hidráulica, trio elétrico, som e ar-condicionado ;, são opcionais, o que podem aumentar em cerca de R$ 9 mil o preço final do carro. Na lista estão, ainda, airbag, freios ABS, rodas de liga leve, MP3 player (Bluetooth viva-voz e entrada USB), comando interno de abertura do porta-malas e da tampa de combustível etc.
1 - Nova geração
Desenvolvidos pela FPT, os motores Fire Evo flex (1.0 e 1.4) prometem redução de consumo e menor emissão de poluentes e ruído. Eles chegam com bielas longas, para reduzir o atrito do motor; pistões mais leves; coletor de admissão de plástico e tampa de válvulas feita de alumínio. No 1.4, traz ainda variador de fase contínuo, que reduz o consumo em 5%; nova câmara de combustão e centralina Magneti Marelli 7G de última geração.
; Itens de série do novo Fiat Uno para as versões Vivace, Way e Attractive:
De série
Vivace
Além do econômetro, traz relógio digital, hodômetros digitais total e parcial, brake-light de seis LEDs, Fiat Code, espelho de cortesia do lado do passageiro, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada de 12V, cintos de segurança dianteiros retráteis, porta-luvas com tampa, luz-espia de manutenção programada, apoios para cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, indicador digital de temperatura da água e calotas integrais, entre.
Opcionais
Para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado para-brisa degradê, airbag duplo cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios com EBD, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player Bluetooth viva-voz USB predisposição para iPod, travas elétricas vidros elétricos dianteiros, faróis de neblina, vidro traseiro térmico temporizado com limpador e lavador, console no teto, porta-óculos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, banco do motorista com regulagem de altura, terceiro apóia cabeça no banco traseiro e volante com regulagem de altura.
Way 1.0
Além dos itens da Vivace, barra longitudinal no teto, porta-luvas iluminado, conta-giros, faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, suspensão elevada, tecidos de revestimento exclusivos, revestimento preto nas colunas das portas, anéis estéticos na grade dianteira, frisos laterais das portas com inscrição Way, detalhes estéticos nos para-choques dianteiro e traseiro e molduras nas caixas de roda. Seus opcionais são iguais aos do Fiat Uno Vivace 1.0 Flex.
Attractive 1.4
Além dos equipamentos de série da versão Vivace (menos o econômetro), traz cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis de três pontos, conta-giros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, alças de segurança traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, revestimento preto das colunas das portas, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, soleiras dianteiras e traseiras, apoia-pé e frisos laterais nas portas.
Opcionais
Para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado para-brisa degradê, airbags para motorista e passageiro cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios, faróis de neblina, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player Bluetooth viva-voz USB predisposição para iPod, travas elétricas vidros elétricos dianteiros e banco do motorista com regulagem de altura.
Way 1.4
A versão top de linha traz os equipamentos de série da versão Way 1.0 e mais: pneus de uso misto, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterias traseiros retráteis, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, soleiras dianteiras e traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, alças de segurança traseiras e apoia-pé. A lista de opcionais desta versão é idêntica à da versão Attractive.