O Banco Central (BC) acertou na política monetária e no enfrentamento da crise econômica mundial, segundo a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Ela participou de uma entrevista nesta segunda-feira (10/5), no Copacabana Palace, na zona sul do Rio de Janeiro, durante um evento sobre investimentos em infraestrutura no Brasil.
De acordo com Dilma, não é possível especular se o BC deveria ter ou não baixado os juros durante a crise financeira mundial recente.
;O Banco Central tem um registro de cuidado e de cautela e ele teve isso durante a crise. E ninguém pode deixar de reconhecer seu papel importante que ele teve quando do financiamento dos nossos exportadores, quando o mercado internacional teve aquele imenso choque;.
Dilma preferiu não responder a pergunta se manteria o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, caso seja eleita presidente. ;Não farei nenhuma declaração sobre ministério nenhum, primeiro porque não acho adequado. É como colocar a carroça na frente dos bois. E também o Brasil tem uma história que mostra que isso não dá sorte;.
A pré-candidata garantiu que se eleita manterá a autonomia do BC como, segundo ela, vem acontecendo no governo atual.