O Ministério das Relações Exteriores divulgou, na tarde desta sexta-feira (7/5), comunicado que oficializa o acordo entre o Brasil e o Paraguai para a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica no país vizinho. O acordo foi acertado na última segunda-feira (3) em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo.
A linha de transmissão de 500 kilovats (kv) terá custo de US$ 400 milhões, que serão administrados pelo Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem). O dinheiro será repassado para a Itaipu Binacional, empresa gerenciada por Brasil e Paraguai e encarregada de realizar a obra.
Segundo o comunicado do Itamaraty, os governos do Brasil e do Paraguai apresentarão o projeto da linha de transmissão em conjunto para que os recursos do fundo comecem a ser utilizados pela Itaipu Binacional.
Pelo acordo, a Itaipu Binacional e a empresa paraguaia Administración Nacional de Eletricidad tomarão todas as providências para o começo das obras, que deverá estar concluída em 2012. As negociações para a construção da linha de transmissão de energia elétrica no Paraguai começaram em 25 de julho de 2009, após encontro entre Lula e Lugo.