Jornal Correio Braziliense

Economia

Tesouro Direto aperfeiçoa programa que simula aplicações em títulos federais

O Programa Tesouro Direto, que vende títulos públicos a pessoas físicas pela internet, aperfeiçoou a calculadora que simula as aplicações nos papéis do governo. A ferramenta, disponível na página do programa na rede, foi atualizada para gerar melhores resultados.

De acordo com o Tesouro Nacional, responsável pelo programa, a calculadora agora contempla as mudanças no recolhimento de taxas adotadas pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A metodologia de cálculo foi aprimorada para que a simulação seja mais precisa.

Além da calculadora, o site do Tesouro Direto tem dois recursos que ajudam o investidor a se familiarizar com a aplicação em títulos públicos pela internet: um curso virtual e o simulador do Tesouro Direto. No simulador, o internauta acompanha o rendimento de aplicações fictícias em papéis federais.

Criado em janeiro de 2002, o Tesouro Direto permite a aquisição de títulos públicos por pessoas físicas pela internet, principalmente por pequenos investidores. De acordo com o Tesouro Nacional, o programa tem como objetivo democratizar o acesso aos títulos federais, incentivar a formação de poupança de longo prazo e facilitar o acesso às informações sobre a dívida pública federal brasileira.