A Bolsa de Nova York terminou novamente em baixa nesta sexta-feira (7/5), afetada por problemas das dívidas soberanas na Europa e incapaz de se sustentar com os dados de emprego americanos: o Dow Jones perdeu 1,33% e o Nasdaq, 2,33%.
Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average perdeu 139,89 pontos, indo para 10.380,43 pontos, e o Nasdaq, de alto componente tecnológico, caiu 54,00 pontos, finalizando em 2.265,64 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 caiu 1,53% (17,27 pontos) para 1.110,88 pontos.
"O dia de hoje foi uma extensão da sessão caótica de ontem", resumiu Andrew Fitzpatrick, da Hinsdale Associates.
O mercado se mostrou incapaz de se recuperar do pregão de quinta-feira, na qual os três principais índices perderam mais de 3%, e marcada por uma breve, mas vertiginosa, queda durante a tarde.
"Instalou-se a dúvida sobre a crise das dívidas soberanas que se estende pela Europa e ninguém parece ter uma resposta concreta", explicou Fitzpatrick.
As escassas tentativas do mercado para voltar ao equilíbrio durante a sessão foram rapidamente extintas pela pressão de baixa, em um clima de nervosismo e volatilidade exacerbados.
Sempre muito esperados, ainda que parcialmente encobertos desta vez pelos problemas europeus e pela agitação de quinta-feira, o informe mensal sobre o emprego nos Estados Unidos "não gerou confiança", segundo Mace Blicksilver.
"Se não fosse pela crise grega, com os números de emprego estaríamos em alta de 5% ou 6%. São os dados que esperávamos há dois anos", afirmou Gregori Volokhin, da Meeschaert New York.
O informe mostrou a criação de 290 mil empregos em relação a março, quando a média das previsões situava a alta em 187 mil novos postos; mas o desemprego teve um aumento, indo para 9,9%.
"Há muita confusão entre os investidores. Todo mundo estimava que as coisas melhorariam e isso funcionou durante os últimos 15 meses. Agora enfrentam a realidade de que provavelmente o melhor da reativação já passou", advertiu Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.
Em quatro sessões, o Dow Jones perdeu quase 7%.
O mercado obrigatório caiu. O rendimento dos títulos do Tesouro a 10 anos subiu para 3,429% contra 3,398% na noite de quinta-feira, e os títulos a 30 anos foram para 4,280% contra 4,165%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.