O Uruguai buscará aprofundar seus vínculos com o Brasil, seu principal parceiro comercial, durante encontro na tarde desta terça-feira (4/5) em Montevidéu entre os presidentes José Mujica e Luiz Inacio Lula da Silva.
No primeiro trimestre de 2010, o Uruguai dirigiu ao Brasil 22,89% do total de suas exportações.
Em visita recente a Brasília, o presidente Mujica concordou em abrir seu mercado aos frangos brasileiros, uma decisão que foi motivo de protesto dos produtores locais, mas resultou no levantamento de travas impostas pelo Brasil à entrada no país de produtos uruguaios.
Os dois países, que fazem parte do Mercosul junto com Argentina e Paraguai, porão em marcha uma comissão de acompanhamento bilateral de investimentos, estabelecida durante visita de Mujica a Brasília em 29 de março passado.
Também entre os assuntos a serem abordados por Lula e Mujica está a construção de um porto de águas profundas na costa atlântica de Rocha, departamento que faz fronteira com o Brasil, na região sudeste do Uruguai.
Os dois países já puseram em marcha uma interconexão elétrica, com financiamento do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).