Jornal Correio Braziliense

Economia

Palocci rebate acusações de Álvaro Dias e diz que Brasil é transparente

O ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, deputado federal pelo PT de São Paulo, rebateu as declarações do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que havia dito na manhã desta terça-feira (4/5) que estavam escondidos nos porões do Banco Central informações que davam conta de que a dívida pública brasileira é, na verdade, maior do que o governo faz crer.

Palocci ironizou a acusação do senador peesedebista, citando que apenas obras de arte valiosas são guardadas nos subsolos do Banco Central. ;Fiquei procurando de onde teria surgido esse pensamento, visto que hoje o Brasil é reconhecido pela sua transparência em dados públicos, fiscais e institucionais;, disse Palocci, durante o evento ;10 anos de Lei de Responsabilidade Fiscal: Históricos e Desafios;, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Durante o evento, ele fez questão de lembrar ainda que a condução da dívida pública brasileira ao longo dos últimos anos foi, inclusive, o fato que levou o país a constituir poupança interna e reservas internacionais, permitindo que o governo pudesse adotar políticas expansionistas em momentos de recessão. ;Nós sempre fizemos políticas pró-cíclicas. Nós íamos à sociedade tomar dinheiro, aumetando ainda mais a recessão", lembrou.