Jornal Correio Braziliense

Economia

Vendas de automóveis sobem em abril nos EUA, Toyota perde posição

As vendas das montadoras de automóveis dos Estados Unidos subiram em abril graças ao lançamento de novos veículos; a Ford superou a japonesa Toyota, que caiu para a terceira posição no mercado americano.

As vendas da General Motors (GM) aumentaram 20% em abril nos EUA, a 183.091 veículos, o equivalente ao mês anterior, anunciou nesta segunda-feira a empresa em comunicado.

Este resultado deve-se ao sucesso das caminhonetes e dos esportivos. No mês de março, as vendas da GM registraram uma progressão equivalente ( 20,6% ao ano), mas o grupo chegou a vender mais veículos (188.546 unidades).

As vendas nas concessionárias subiram 33% para as marcas Chevrolet, Buick, GMG e Cadillac. Já as das frotas de automóveis das empresas retrocederam 2%, a 58 mil unidades.

"O segundo trimestre será difícil, mas para o segundo semestre prevemos uma progressão gradual do setor", afirmaram os dirigentes da GM durante entrevista por telefone.

Já as vendas da Ford, segunda maior montadora americana, aumentaram 25,5% nos EUA em abril com relação ao mesmo mês de 2009 com a venda de 162.996 veículos, depois de experimentarem, no mês passado, um aumento de 40%, anunciou a empresa.

"A Ford segue registrando fortes vendas e seguiu ganhando partes de mercado em abril; os distribuidores da Ford, Lincoln e Mercury entregaram 162.996 novos veículos em abril, um aumento de 25% em relação ao ano passado", diz o comunicado.

A japonesa Toyota, por sua vez, caiu ao terceiro lugar no mercado americano em abril, atrás da GM e Ford, apesar de um aumento de 24,4% em suas vendas em relação a um ano atrás, com 157.439 veículos vendidos.

Por último, as vendas da Chrysler subiram 25% em abril em relação ao mesmo mês de 2009, o melhor valor mensal da empresa desde julho de 2005.

"Abril foi um mês muito positivo para o Grupo Chrysler, com resultados concretos que destacam que a companhia está em um bom caminho e ganhando impulso", declarou o diretor executivo do fabricante, Fred Diaz.