As vendas das montadoras de automóveis dos Estados Unidos subiram em abril graças ao lançamento de novos veículos; a Ford superou a japonesa Toyota, que caiu para a terceira posição no mercado americano.
As vendas da General Motors (GM) aumentaram 20% em abril nos EUA, a 183.091 veículos, o equivalente ao mês anterior, anunciou nesta segunda-feira a empresa em comunicado.
Este resultado deve-se ao sucesso das caminhonetes e dos esportivos. No mês de março, as vendas da GM registraram uma progressão equivalente ( 20,6% ao ano), mas o grupo chegou a vender mais veículos (188.546 unidades).
As vendas nas concessionárias subiram 33% para as marcas Chevrolet, Buick, GMG e Cadillac. Já as das frotas de automóveis das empresas retrocederam 2%, a 58 mil unidades.
"O segundo trimestre será difícil, mas para o segundo semestre prevemos uma progressão gradual do setor", afirmaram os dirigentes da GM durante entrevista por telefone.
Já as vendas da Ford, segunda maior montadora americana, aumentaram 25,5% nos EUA em abril com relação ao mesmo mês de 2009 com a venda de 162.996 veículos, depois de experimentarem, no mês passado, um aumento de 40%, anunciou a empresa.
"A Ford segue registrando fortes vendas e seguiu ganhando partes de mercado em abril; os distribuidores da Ford, Lincoln e Mercury entregaram 162.996 novos veículos em abril, um aumento de 25% em relação ao ano passado", diz o comunicado.
A japonesa Toyota, por sua vez, caiu ao terceiro lugar no mercado americano em abril, atrás da GM e Ford, apesar de um aumento de 24,4% em suas vendas em relação a um ano atrás, com 157.439 veículos vendidos.
Por último, as vendas da Chrysler subiram 25% em abril em relação ao mesmo mês de 2009, o melhor valor mensal da empresa desde julho de 2005.
"Abril foi um mês muito positivo para o Grupo Chrysler, com resultados concretos que destacam que a companhia está em um bom caminho e ganhando impulso", declarou o diretor executivo do fabricante, Fred Diaz.