Jornal Correio Braziliense

Economia

Petrobras adquire quase 50% da Açúcar Guarani e amplia participação no mercado de etanol

Com o objetivo de acelerar sua participação no mercado interno de etanol, a Petrobras se associou à Tereos Participações Internacional. Será investido um total de R$ 1,6 bilhão, em três etapas, no desenvolvimento da produção da empresa Açúcar Guarani, o que dará, ao fim do investimento, uma participação societária de 45,7% da Guarani ; a quarta maior processadora de cana-de-açúcar do país. A operação leva em conta um preço por ação de R$ 5,83.

Assinado nessa sexta-feira (30) em São Paulo, o acordo, além de acelerar o crescimento interno da indústria brasileira de etanol, açúcar e bionergia, viabilizará a ampliação dos recursos destinados à tecnologia e a programas de pesquisa e desenvolvimento de novas gerações de biocombustível.

Em nota, a Petrobras esclarece que a Tereos Internacional contribuirá para a sociedade com sua experiência no processamento de cana-de-açúcar e na comercialização de etanol e açúcar. ;A associação atende aos objetivos comuns dos sócios de investir no crescimento da sua participação no setor sucroenergético;, diz a nota.

Na avaliação da estatal, a parceria torna a Guarani uma companhia bem posicionada, ;com papel determinante no crescimento e consolidação da indústria de processamento de cana-de-açúcar. Os investimentos terão como foco o desenvolvimento de uma nova geração de biocombustíveis e a cogeração de energia (geração simultânea de eletricidade e energia térmica a partir de uma mesma fonte).

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que considera o movimento significativo no setor de biocombustíveis para a consolidação da companhia como uma empresa de energia, de modo sustentável.

Na avaliação do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, ;a opção de investir de forma relevante na Guarani levou em conta a qualidade operacional e de gestão da empresa, que tem tradição no setor e práticas compatíveis com as exigidas pela Petrobras; a localização no estado de São Paulo, maior mercado consumidor e produtor de etanol do Brasil; a oportunidade de participar conjuntamente nas decisões estratégicas; e o projeto de crescimento da empresa, investindo na produção de etanol;.