A agência de classificação de riscos Moody;s anunciou o rebaixamento das notas de nove bancos gregos, devido a pressões sofridas no atual contexto de crise. Em seu comunicado, a Moody;s listou as instituições, entre as quais duas filiais de bancos franceses. São eles: NBG (Banco Nacional da Grécia), Eurobank, Alpha, Banco do Pireu, Emporiki (filial do francês Crédit Agricole), Agricultural Bank of Greece, General Bank of Greece (filial do francês Société Générale), Marfin Egnatia Bank e Attica.
[SAIBAMAIS]Segundo a agência, o elevado endividamento do país tem repercussões na solidez do setor financeiro local, que enfrenta crescentes dificuldades em relação a pedidos de empréstimo nos mercados. ;O BCE (Banco Central Europeu) continuará a representar uma fonte de financiamento para estes bancos, até que a confiança volte: mas seu apoio não é ilimitado;, disse a nota da Moody;s.
A outra dificuldade enfrentada pelo setor provém da aplicação de medidas de austeridade fiscal, exigidas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Embora a agência considere as providências satisfatórias para ajudar na redução do deficit e na melhoria da solvência do país, o crescimento pode ser prejudicado a curto ou médio prazos, destacou a Moody;s.
A agência Moody;s avalia a dívida soberana grega a longo prazo com a nota A3, que representa a manutenção na categoria de investimento estável.