A Petrobras anunciou no início da noite desta sexta-feira (30/4) a aquisição de 45,7% da Guarani, a quarta maior produtora de açúcar e processadora de cana-de-açúcar do Brasil. A estatal, por meio da subsidiária Petrobras Biocombustível, vai injetar na empresa R$ 1,6 bilhão em um período de até cinco anos. A Petrobras ainda terá o direito de realizar investimentos adicionais até o limite de 49% de participação da Guarani.
Hoje, a produção da Guarani é de 60% açúcar e 40% etanol. ;A empresa que estamos constituindo vai fazer dois movimentos. Vai crescer em escala e vai crescer mais em etanol, de tal forma a chegar, em ativos, de capacidade de produção equilibrada em 50% açúcar e 50% etanol;, disse o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto.
Entre as sete usinas incluídas na negociação, Rosseto destacou o especial interesse da Petrobras na usina da Guarani sediada em Moçambique. ;Nós acreditamos em uma boa sinergia para potencializar as nossas experiências de exportação de etanol;, disse.