A empresa holandesa Heineken, terceira produtora mundial de cerveja, anunciou nesta sexta-feira (30/4) que completou a aquisição do setor cervejeiro da mexicana Femsa.
A compra recebeu a aprovação de todas as autoridades antimonopólio e dos acionistas da Heineken e da Femsa, disse a companhia holandesa em nota.
"A Heineken vai agora pôr em prática a estratégia de integração que desenvolveu nos últimos dois meses em colaboração com as equipes locais", acrescentou.
"Hoje é o início de uma nova era para a Heineken", declarou o presidente do Conselho Executivo da empresa, Jean-Francois van Boxmeer.
"Fico feliz em dar boas-vindas a um grupo de muito talento e de pessoas ambiciosas no grupo Heineken, e à Femsa como uma importante acionista", acrescentou.
A Heineken anunciou em janeiro a transação mediante uma troca de ações por 5,3 bilhões de euros (cerca de 7,7 bilhões de dólares), que lhe permite tomar o controle do Fomento Econômico Mexicano (Femsa).
A companhia mexicana é líder na produção e distribuição de bebidas na América Latina e, além do México, opera em nove países da região, incluindo Argentina, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua e Brasil, onde possui 10% do mercado de cerveja.
Além disso, exporta para Estados Unidos, Europa e Ásia, com um mercado total que supera os 200 milhões de consumidores, segundo números divulgados em seu site oficial.
A Femsa controla também quase a metade do mercado de cerveja no México, que é o maior consumidora do continente, atrás apenas do Brasil.