Jornal Correio Braziliense

Economia

EUA: apesar da recuperação econômica, BC manterá taxas próximas de zero

WASHINGTON - O Federal Reserve (Fed), o banco central americano, anunciou nesta quarta-feira (28) que manterá sua taxa básica de juros perto de zero durante longo tempo, embora tenha tomado nota da melhoria da conjuntura, observada, principalmente, no mercado de trabalho.

Segundo o Comitê de Política Monetária (FOMC), "tendências inflacionárias leves" e outros fatores "garantirão provavelmente níveis excepcionalmente baixos da taxa por um longo período" - está situada, atualmente, numa faixa entre 0 e 0,25%. "A economia continua se fortalecendo" e "o mercado de trabalho dá sinais de melhora", diz o comunicado do BC americano publicado em Washington.

Destaca, no entanto - assim como em sua reunião de meados de março - que "os empresários ainda se mostram reticentes em aumentar sua massa salarial" e que alguns obstáculos freiam o crescimento.

Assim como na reunião anterior, um membro do Comitê de Política Monetária, Thomas Hoenig, presidente da representação regional do Fed em Kansas City (centro dos EUA), votou contra a decisão.

A Bolsa de Nova York operava em alta logo depois do anúncio do Fed, com o Dow Jones ganhando 0,52% e o Nasdaq, 0,03% por volta das 15H00, hora de Brasília.