Jornal Correio Braziliense

Economia

Bovespa tem forte queda nesta terça-feira

A má situação do cenário externo azedou o humor dos investidores no pregão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) desta terça-feira (27/4). O Ibovespa registrou queda acentuada de 3,43%, aos 66.511 pontos. É o menor patamar desde o dia 26 fevereiro, quando foram computados 66.503,27 pontos

O mau humor veio após a notícia de que a agência de classificação de risco Standard & Poor;;s rebaixou a nota da dívida soberana da Grécia para o nível especulativo. Isso significa que alguns investidores não poderão mais comprar títulos da dívida grega e também pode dificultar o acesso da Grécia aos recursos dos bancos centrais europeus.

No Brasil também pesa a preocupação sobre a provável alta da taxa Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidirá nesta quarta-feira (28/4) sobre a taxa de juros do país. A liquidação vista nesta terça na Bovespa foi generalizada, sem nenhuma ação em alta. Vale ON desabou 5,09% e Vale PNA caiu 4,94%. Petrobras ON recuou 3,15% e Petrobras PN, -3,63%. Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), o contrato do petróleo com vencimento em junho recuou 2,09%, a US$ 82,44 o barril.