Dos 20 países europeus que fecharam parcial ou totalmente o espaço aéreo em decorrência da nuvem de fumaça provocada pela erupção do vulcão Eyjafjall, a Inglaterra, a Bélgica, a França e a Alemanha anunciaram hoje (19) a retomada de parte dos voos, segundo a BBC Brasil. A decisão foi tomada cinco dias depois do início da paralisação dos serviços em razão das consequências do vulcão.
O espaço aéreo da Irlanda do Norte, da Escócia e do norte da Inglaterra será reaberto nesta terça-feira (20), às 7h (hora local, 3h em Brasília), informa a BBC Brasil. O governo da Bélgica anunciou que permitirá alguns pousos a partir das 8h de amanhã (3h em Brasília) e decolagens a partir das 14h (9h em Brasília).
Na Alemanha, a autoridade de aviação civil autorizou a Lufthansa a operar 50 voos para o país na noite de hoje (19). Em seu site, a empresa anunciou que dará prioridade a voos vindo da Ásia, da África e das Américas, que deverão levar 15 mil passageiros a Frankfurt, Dusseldorf e Munique.
A França reabriu aeroportos no sul do país e anunciou que, a partir das 8h desta terça-feira (3h em Brasília) abrirá corredores aéreos para Paris, permitindo pousos de aviões vindos de outros continentes.
A Air France avisou, em seu site, que passageiros com bilhete para voar para São Paulo na noite hoje seriam levados de Paris a Toulouse, de onde seguiriam para o Brasil. Ainda nesta segunda-feira, geólogos que monitoram as atividades do vulcão da geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, disseram que as erupções que estão produzindo uma enorme nuvem de cinzas podem estar diminuindo.