Jornal Correio Braziliense

Economia

Obama vetará reforma financeira se for frouxa demais

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama ameaçou nesta sexta-feira vetar o projeto de regulação financeira em discussão no Senado se o texto não for suficientemente rígido com os derivativos, envolvidos na origem da crise.

"Darei o meu veto a uma legislação que não exercer um controle dos mercados de derivativos e não implementar um dispositivo de regulação que garanta que não passaremos mais por uma crise como a que tivemos", declarou Obama à imprensa após uma reunião com seus conselheiros econômicos. "Nas próximas semanas, os membros do Congresso deverão tomar uma decisão", ressaltou o presidente Obama.

"Querem ficar do lado dos grupos de interesses e do status quo ou do lado de todos os americanos? Aqueles que se opuserem a esta reforma serão responsáveis por colocar os contribuintes em uma situação complicada se voltar a ocorrer uma crise como a que acabamos de atravessar e considero que é algo inaceitável", indicou Barack Obama.

A ameaça de veto do presidente acentua a pressão sobre os adversários da reforma. Depois da reforma da saúde, este é o segundo pilar do governo Obama.