Brasília ; A fabricação em conjunto de dois satélites foi decidida nesta quinta-feira (15/4) na reunião do Ibas, fórum de discussão que envolve os chefes de estado e governo do Brasil, Índia e África do Sul, realizada em Brasília. Ainda não há detalhes sobre o preço e as características dos equipamentos nem quando serão implementados. No entanto, os três chefes de estado se disseram animados com a possibilidade da construção dos satélites.
De acordo com o presidente Lula serão fabricados dois satélites, um para estudos climáticos e outro para observações da Terra. ;Eles beneficiarão os países do Ibas e outras nações amigas, proporcionando mais ações em matéria de agricultura, transporte e telecomunicações. É o projeto símbolo da nova etapa da nossa parceria;.
A ideia também foi elogiada pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma. ;A África do Sul está especialmente animada com a proposta de termos os satélites do Ibas. Vemos essa iniciativa como um fator que vai reforçar nossa cooperação em áreas como agricultura, energia, saúde, comércio e transportes;.
Além da fabricação dos satélites, disse Lula, foram assinados também acordos trilaterais para ampliar a cooperação em ciência tecnologia e inovação na área de energia solar. O encontro entre os três países serviu ainda para intensificar as articulações para retomada das discussões em torno da Rodada Doha.
Para Lula, essa é uma ;tarefa inadiável; dos países em desenvolvimento. ;[A retomada da Rodada Doha] nos ajudará a corrigir anomalias existentes no comércio internacional;.
[SAIBAMAIS]Os três presidentes fizeram questão de demonstrar sintonia em temas como a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e sobre necessidade de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Ao final da reunião, Lula entregou aos presidentes da África do Sul e Índia um exemplar do livro Relações de Gênero Sob uma Abordagem Feminista Sul-Sul, elaborado pela Secretaria Especial de Política para as Mulheres. "Esse livro é para o presidente Sing e para o presidente Zuma lerem na viagem de volta aos seus países e não esqueceram nunca mais o compromisso com as mulheres dos nossos países".
A próxima cúpula de chefes de estado do Ibas será realizada em outubro de 2011, na África do Sul.